Abertas as inscrições para o Programa CAPES BRAFITEC Brasil-França 2024

26/02/2024 13:11

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna pública a seleção de estudantes para o Programa CAPES BRAFITEC Brasil-França, edição 2024. O programa oferece oportunidades para estudantes de graduação da UFSC (Araranguá, Blumenau, Florianópolis e Joinville) realizarem intercâmbio em renomadas instituições francesas. Em Joinville, alunos de todos os cursos de graduação são elegíveis, de acordo com os critérios do edital.

O programa CAPES/Brafitec consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.

No projeto ‘Materiais, Energias e Processos Sustentáveis – MEPS’, parceira entre o Grupo INSA e a UFSC, estão previstas 4 bolsas, com alguns benefícios como: mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e seguro saúde.

O processo seletivo ocorrerá em três etapas, incluindo análise documental, processo seletivo na UFSC e seleção e concessão da bolsa pela CAPES. Os candidatos devem cumprir requisitos específicos e apresentar documentação exigida conforme o edital.

As inscrições estarão abertas até 22 de março de 2024, com prazo final às 18 horas. Os documentos devem ser enviados para os e-mails: g.barra@ufsc.br e/ou d.hotza@ufsc.brA previsão de divulgação dos candidatos selecionados é até 31 de março de 2024.

Para os interessados em participar do processo seletivo, é fundamental estar atento aos prazos e requisitos estabelecidos no edital. Além disso, para esclarecer todas as dúvidas sobre o programa e o processo de inscrição, será realizado um encontro informativo no dia 19 de março, às 12h30, na sala U209.

Confira o edital também aqui.