Brasil / Alemanha / THI Technische Hochschule Ingolstadt

Sobre o Convênio UFSC Joinville e THI

A UFSC e a THI mantém parceria acadêmica  desde 2012. Dentre as ações viabilizadas através de projetos vinculados a essa cooperação estão intercâmbios de estudantes e professores, realização de eventos conjuntos, realização de pesquisa colaborativa com os cursos de mestrado do Centro Tecnológico de Joinville. A parceria abrange atividades com o campus de Ingolstadt e também de Neuburg.

Professores da UFSC Envolvidos

Coordenador do convênio: Prof. Mauricio de Campos Porath

Prof. Diego Santo Greff

Prof. Gian Ricardo Berkenbrok

Prof. Gabriel Benedet Dutra

Prof. Vanina Macowski Durski Silva

 

Inscrição

A abertura de inscrições para o processo seletivo é divulgada periodicamente através dos canais de comunicação da UFSC Joinville.

 

Alunos UFSC Joinville na THI 

Em junho de 2025 aconteceu a viagem de trabalho de 3 alunos do CTJ – Kamylo Serafim Porto,  Bruna Botega e Paulo Ricardo Schelbauer à Neuburg, Alemanha – para participarem da “Escolas de Verão” no escopo do projeto SustainEd (Education Network for Sustainable Future), promovendo o intercâmbio intercultural.

Depoimento de Bruna Botega: O projeto SustainED abriu inúmeras portas no contexto acadêmico e possibilitou o intercâmbio cultural tão almejado durante a graduação. Por meio da produção de materiais para os professores, ganhou-se experiência de pesquisa em bases de dados, além do desenvolvimento do olhar crítico para seleção e organização de referências. Não só isso, mas também proporcionou a oportunidade da escrita e submissão de artigo para um congresso internacional, passo importante no campo universitário. Acima de tudo, compreender de perto como a universidade alemã Technische Hochschule Ingolstadt (THI) aborda a sustentabilidade foi instigante e motivador, em uma vivência única e enriquecedora. Aprender e trabalhar com sustentabilidade foi, e é, extremamente recompensador, justamente pela relevância do assunto no cenário mundial, influenciando, inclusive, na decisão de escolha do tema de Trabalho de Conclusão de Curso. Presenciar o crescimento do projeto tornou-se gratificante e é sinônimo de orgulho poder confirmar a participação nas atividades.

Depoimento de Kamylo Serafim Porto: O projeto SustainED me proporcionou uma experiência valiosa em um campo pouco explorado nos cursos tradicionais de engenharia, o que considero um importante diferencial na minha formação profissional. Ao longo da iniciativa, desenvolvi pesquisas acadêmicas consistentes e aprofundadas, relacionando a sustentabilidade a diversas áreas da engenharia, como mobilidade, materiais e computação. À medida que me aprofundava nos temas e analisava como diferentes países tratam a questão, fui capaz de compreender melhor o cenário global, o que ampliou minha percepção sobre as oportunidades de construção de soluções sustentáveis no Brasil. O projeto proporcionou aos estudantes uma semana intensa de integração e troca de conhecimentos. Participamos de diversas atividades, como aulas com debates sobre temas relacionados à sustentabilidade, visitas técnicas, dinâmicas em grupo e, ao final, apresentamos um jogo de tabuleiro desenvolvido colaborativamente ao longo da semana. As atividades em grupo, em especial, foram para mim as mais divertidas, desafiadoras e enriquecedoras em termos de aprendizado. Além da programação acadêmica, a convivência com os outros participantes foi extremamente agradável. Em poucos dias, criamos laços de amizade e compartilhamos momentos marcantes. Também destaco o enriquecedor contato com uma nova cultura, vivenciado em uma cidade tradicional e historicamente significativa para o contexto europeu.

Depoimento de Paulo Ricardo Schelbauer: A participação no projeto SustainED foi uma excelente oportunidade para fortalecer meus conhecimentos acadêmicos e especialmente no tema da sustentabilidade, tanto no contexto brasileiro quanto no internacional. O maior aprendizado no âmbito acadêmico veio da própria pesquisa, escrita e elaboração dos materiais para atender às demandas do projeto, o que exigiu organização e trabalho em equipe. A vivência internacional possibilitou entender como é visto o tema da sustentabilidade no exterior, além de proporcionar contato com uma cultura distinta da nossa e a troca de experiências com pessoas de diferentes áreas. Tal experiência também reforçou a importância de conhecer outros idiomas, nesse caso, o inglês, ampliando oportunidades no geral, com foco no aprendizado. A dedicação ao projeto e aos estudos foi fundamental para aproveitar essa experiência de forma plena. Finalmente, incentivo outros alunos a aproveitarem oportunidades semelhantes, pois oferecem aprendizados e vivências únicas na formação.